Palavras Brasileiras : José Mauro de Vasconcelos

quarta-feira, maio 08, 2013

Um dos primeiros livros que li sozinha quando criança chama-se O meu pé de laranja lima. Fiquei completamente encantada com a história, tanto que reli diversas vezes.Imagina só, você ganhar uma árvore como amiga! A forma como essa amizade acompanha todo o enredo que conta um pouco da história de Zezé, um garoto de oito anos bastante levado, é bastante envolvente e divertida, apesar de todas as dificuldades pelas quais o garoto passa. Há algumas semanas, recebi a notícia da estreia de uma nova adaptação da obra para os cinemas. 

Corra já pro cinema ;)


José Mauro apresenta uma característica extremamente forte: a personificação. Em outra de suas obras que tive a oportunidade de ler, O veleiro de cristal, seu uso é bastante visível. A forma como o autor utiliza a personificação é bem suave, fazendo-nos até mesmo nos apegar a suas figuras humanizadas. 
Também vemos como essa característica é capaz de dramatizar o enredo. Em Rosinha minha canoa, outra obra de José Mauro, o sentimento dos seres que ganham vida é comovente. Admiro a habilidade do autor na utilização de técnicas tão singulares
Então, se você está em busca de uma leitura interessante, que sobretudo faz relembrar momentos de nossa infância ou refletir sobre o funcionamento do mundo que nos rodeia, conheça um pouco mais de José Mauro de Vasconcelos. 


PS: Na nossa página do facebook você encontra o trailer do filme Meu pé de laranja lima ;) 

Posts Relacionados

0 comentários

Pinterest