Coisas para fazer antes e após suas aulas

sábado, outubro 15, 2016

Nossa, a quanto tempo não posto aqui hein? Mas, the struggle is real: tá difícil dar conta da faculdade esse semestre, quanto mais ainda ter tempo pra publicar aqui no blog... Eu sei que tem gente que consegue lidar com várias responsabilidades ao mesmo tempo, mas eu não faço parte dessa parcela privilegiada da sociedade =/ Preciso me dedicar a uma coisa de cada vez. E pra manter minhas boas notas e ver se consigo me formar no tempo certinho (4 anos, faltam menos de 2 agora!), eu resolvi me dedicar mais aos estudos esse semestre.
Pra não ficar totalmente off das redes sociais e da vida de blogueira, eu criei um tumblr. Um studyblr, na verdade. Lá eu compartilho posts inspiradores sobre a temática de estudos e também participo de desafios. O bom é que não me afasto do foco, que é estudar, mas continuo blogando. Então me sigam por lá! Mas calma, não significa que o blog aqui acabou. To postando com bem menos frequência, isso é obvio, mas não vou esquecer daqui e to colocando minhas esperanças nas férias que estão por vir...
Mas ok, vamos ao post! Já que estou nessa linha study hard, vou dar algumas dicas pra vocês sobre o que fazer antes e depois de cada aula, que vão turbinar a sua rotina de estudos. Bora lá!



1. Planeje-se!


Já faz parte da minha rotina: todos os dias eu faço uma to-do list. É importante planejar seu dia se você quer ser realmente produtivo. Todos os dias eu anoto na minha agenda as aulas que eu tenho, e é um bom momento pra lembrar sobre aquela mudança de horário que o professor avisou anteriormente ou coisas do tipo. 

2. Estude o assunto da aula

Se a sua matéria tem um cronograma, acople ele a sua vida. Sério gente, sempre chequem o plano da disciplina, e aproveite pra dar uma pesquisada prévia no assunto do dia. Assim fica mais fácil que você participe da aula e compreenda melhor o conteúdo. 

3. Cheque seu e-mail!

Sério, essa dica é bem simples, mas já aconteceu várias vezes de eu sair e ao chegar na faculdade, descobrir que o professor avisou por e-mail que a aula foi cancelada. Isso é super chato, principalmente pra pessoas que moram longe da faculdade/escola, como eu. Por isso é bom checar sempre o seu e-mail pessoal e o da turma!


1. Confira os arquivos

Se o seu professor trabalhou com slides, vídeos ou outros arquivos digitais, confira se eles estão no e-mail ou mesmo no site do seu professor. Se não, não tenha vergonha de enviar uma mensagem pedindo que o professor lhe envie. É importante ter esse material para a próxima etapa que vamos discutir. 

2. Revise, revise e revise!


É importante revisar os conteúdos de todas as aulas. Estudar periodicamente é bem melhor do que estudar tudo quando estiver chegando a semana de provas. Releia os materiais e suas anotações da aula e escreva o conteúdo dos slides no caderno (o meu método mais eficaz de aprendizado é a escrita a mão, talvez também funcione com você). Isso vai te ajudar bastante no futuro, você vai ver!

3. Relaxe!

Afinal ninguém é de ferro. Relaxe, assista a sua série favorita e se prepare para o próximo dia!

É isso pessoal! Espero que esse post tenha sido útil/inspirador pra vocês!
xoxo

Posts Relacionados

6 comentários

  1. Concordo com as tuas dicas :)
    Já me aconteceu chegar a uma sala a pensar que a aula era lá e quando fui ver o email, a aula tinha sido mudada para outro piso!

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horrível quando isso acontece! Bom estar sempre ligado na comunicação mesmo...

      Excluir
  2. Tenho que começar a fazer o pré aula, hehe

    ResponderExcluir

Pinterest