Resenha: Cartas a povos distantes (Fábio Monteiro)

sexta-feira, abril 13, 2018

Quem acompanha o blog ao menos desde o ano passado já deve conhecer a minha parceria com a Paulinas Editora, que tem publicações incríveis que são sempre resenhadas por aqui. Hoje vim falar de um livro ganhador do Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil, na categoria jovem em 2016, e que foi escrito e ilustrado por conterrâneos meus. 


Cartas a povos distantes teve sua primeira edição publicada em 2015 e conta por meio de cartas a história de Giramundo, um menino cheio de invenções que recebe uma carta misteriosa vinda de Luanda, capital da Angola. Curioso, Giramundo responde cheio de perguntas a carta deste amigo, o que dá início a uma bela amizade por correspondência.


Apesar de ser uma obra voltada para o público juvenil e aparentar ser uma leitura leve e divertida, o livro também trás em suas cartas relatos que remetem à situação política de Luanda, devido a guerra que ali aconteceu por tantos anos. Nas notas do autor ao final do livro, entendemos melhor os motivos de sua preocupação em retratar esta realidade, dentre eles o fato de tanto Angola quanto Brasil terem sido fruto de uma mesma colonização portuguesa. Como o autor afirma: as fronteiras que nos separam são menores que imaginamos (p.90). 


Sobre as ilustrações do livro, gostaria de dizer que estou impressionada com o trabalho do André Neves. Seus traços refletiram a figura travessa do Giramundo, assim como a inocência da infância e a vontade de descobrir mais sobre o mundo. É um lindo trabalho, daquele que nos faz parar um pouco a leitura só pra apreciar a perfeição do desenho. 


Adorei conhecer esta obra-prima feita por dois incríveis artistas recifenses. Recomendo muito a leitura pra quem está buscando conhecer mais da literatura local - tenho buscado ler mais livros de autores brasileiros, uma vez que percebi que a maior parte da minha estante é de estrangeiros. 

ISBN: 978-85-356-3909-4
Editora: Paulinas
Nota: 5/5

Me contem nos comentários o que acharam da resenha!
xoxo

Posts Relacionados

1 comentários

  1. Muito legal a base da história, histórias assim me dão bastante saudade da infância, hehe.
    Ótima resenha, ansioso para a próxima :)

    ResponderExcluir

Pinterest