Resenha: A chave e além da chave (José Arrabal)

domingo, abril 15, 2018

Decidi começar essa resenha falando primeiro do autor e depois de seu livro. José Arrabal é um escritor, jornalista, tradutor e professor universitário nascido no Espírito Santo e morador de São Paulo. Já publicou mais de 50 livros e um deles já foi resenhado aqui no blog: Lendas Brasileiras, também publicado pela Paulinas Editora, parceira do blog. 
Em A chave e além da chave, o autor demonstra seu amor pela arte de escrever.

"E quem expressa suas recordações através da linguagem poética das palavras - conforme se faz presente no bosque de imagens das Artes dos povos - ao narrar, elabora e constrói Literatura." (fala do autor na contra-capa do livro)

A obra reúne contos e segue o sentido da Coleção Ponto de Encontro: fornecer múltiplas possibilidades de justas vivências, na satisfação que concede o convívio com a leitura. 


Os contos são curtos, possuindo menos de 10 páginas cada, e retratam muito da realidade brasileira, de seus costumes e crenças. Dá pra sentir com a leitura que tudo aquilo foi de alguma forma vivido pelo autor, e o sentimento durante a leitura de alguns contos era de que eu vivi aquilo também. 


O livro me trouxe uma nostalgia enorme, lembrando muito as leituras de autores brasileiros que fiz na época da escola. Recomendo muito para quem está buscando algo leve e agradável para ler.  

ISBN: 978-85-356-3678-9
Editora: Paulinas
Nota: 5/5

Posts Relacionados

13 comentários

  1. Belo post, e o livro parece muito interessante, a capa dele é muito bonita :)
    falando em nostalgia de escola encontrei vários exemplares lidos na época aqui em casa, hehe.

    ResponderExcluir
  2. Malu,que bom que você resenhoi esse livro. Me chamou muito atenção e creio eu,que tenha chamado atenção de outros leitores também. Eu não conhecia esse escritor,fiquei satisfeita em conhecer uma das suas obras através de você e seu blog. Sua escrita mostra simplicidade,autencidade e formas para que o leitor queira ler o livro. Parabéns ✨♥️

    ResponderExcluir
  3. Olha pelo menos não conhecia o livro mas ao ler a resenha que foi bem curtinha e com isso me despertou despertou vontade de conferir os contos que com certeza dever ser muito bom..
    Otima dica..
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei do livro parece bem interessante e inteligente,resenha super facil anima de ler,as vezes me deparo com resenhas gigantescas ai desanima srrsrs

    ResponderExcluir
  5. Que interessante essa dica de livro. Eu confesso que não conhecia esse autor, mas adoro ter esses livros de contos rápidos para uma leitura eventual.

    ResponderExcluir
  6. Um tipo de livro que me chama atenção. Tenho muita curiosidade sobre a cultura brasileira e a realidade brasileira que é diferente em cada estado nosso, culturas diferentes, belezas diferentes e dificuldades diferentes ❤️

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e nem o autor, mas adorei a dica, gosto muito de conhecer algo que seja novo, ainda mais em relação a contos, que acabo tendo pouco contato.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não é o tipo de leitura que me chama atenção, mas acho interessante por ser um autor diferente e que traga certa realidade para dentro de suas histórias ♥

    ResponderExcluir
  9. Deve ser maravilhoso, adoro livros de contos e cronicas. Acho que são os tipos de textos que mais me sinto próxima da pessoa que escreve.

    ResponderExcluir
  10. Talvez esse não seja o tipo de livro que costumo ler, mas achei interessante a proposta que ele traz e provavelmente daria uma chance se tivesse a oportunidade.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o autor, nem o livro, mas já me apaixonei pela capa. haha Essa chave parece a do meu quarto, até mesmo a cordinha. É legal quando escrevemos um conto baseado na nossa vivência, tudo fica muito mais real.

    ResponderExcluir
  12. É sempre bom valorizar autores nacionais. E adoro livros de contos, são ótimos e prendem muito a atenção, mesmo se não curtir um, terão outros.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  13. adorei este livro , e maravilhoso , recomendo

    ResponderExcluir

Pinterest